sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mas afinal o romper dos dentes provoca ou não febre?

O puto tem 3 novos dentes (tendo eu para mim que aquilo agora vai ser sempre a aviar...) e de há dois dias para cá que apresenta febre. Primeiro era 38,2 no máximo. Só davamos benuron ao deitar para dormir melhor, porque andava sempre bem disposto. Hoje às 16h apresentou 39,2. Benuron com ele. Anda bem disposto, mais irritadiço e birrento, é certo, mas não se nota que está com febre, ou seja não anda queixoso. Todos os médicos dizem que a febre e os dentes não têm relação. Mas toda a gente me diz que os filhos fazem febre com os dentes, nem que seja uma vez. Afinal de contas em que ficamos? (é isso e os cocós mais frequentes e moles)

(também penso que secalhar esta fase de "mãezite aguda" tem a ver com isto, não dizem que quando estão doentinhos ficam mais carentes e só querem mãe? será?)

10 comentários:

Vera Dias António disse...

Olha, eu tenho 3 miudos com 1, 3 e 5 anos e sim, febre na maioria dos dentes, mais o cocó mole, não sei por que dizem que não há relação...
e sim, ficam muiiittoooo carentes e cansativos!
deve ser do calor pois o pequeno tb tem 3 a romper, felizmente os ultimos, que já chega de chatices!
beijinhos!

Kiki disse...

Não é obrigatório, mas pode fazer febre. Pela experiência que tenho já com dois bebés. Não sou médica, mas parece-me que 39ºC já é um bocadinho demais para ser só dentes...
Beijinhos e as melhoras dele! :)

Insolente disse...

A relação que existe é que eles metem mais os dedos na boca por causa dos dentes e assim estão mais susceptíveis a pequenas infecções e viroses... e daí também a diarreia :)

src disse...

Eu estou de acordo com os médicos. Não percebo pq dizem q os dentes "dão febre". A Maria nunca teve febre por causa dos dentes, ficava sim irritada, chatinha, so queria mimo e colo e enfiava na boca tudo o q pudesse aliviar-lhe as dores. Cocós mais moles, isso sim. Mas acho que isso está directamente ligado ao facto de ela ingerir muito mais liquidos que solidos (mastigar com dor de dentes não é fixe!), especialmente papas e leite (q por si só são o suficiente para provocar cocó mais mole).
E sim, a "maezite aguda" está (digo eu!) ligada a isso tudo. Qdo estás doente tb nao queres "sopas e descanso"?! No caso dos adultos é "sofá, mantinha e não me incomodem". No caso deles é colinho da mãe! Ha la coisa melhor e onde eles se sintam mais protegidos e acarinhados?! :) O colinho da mãe é tudo! :) E seja com que idade for!
Por isso, my dear, doses de paciencia extra para ti e colinho aos montes para o teu piratinha :) Daqui a uns meses a "doença" será outra, mas o remédio será sempre o mesmo! :)
beijinhos

efilipe disse...

Bem essa é uma questão que eu também não sei responder, nem me quero meter naquilo que dizem os médicos. Percebo perfeitamente as tuas dúvidas.

Do fim para o princípio - sim, a mãezite aguda é uma tragédia (cá em casa também)! Os dias que eu estive com ele em casa - por causa da varicela, foram só mimo. Ora ele chorava e como estava doentinho, vai de maminha, vai de mimocas, dormir em cima de mim... pois claro que o miúdo de parvo não tem nada não é?

Não te preocupes, a mãezite aguda é uma daquelas "doenças" que todas as crianças deviam ter... e muitas vezes! Tão bom!

Depois em relação aos dentes, aqui o pirata não teve febre por causa dos dentes. No meu filho, nunca reparei que a febre e os dentes se relacionassem, mas a verdade é que muitas mães dizem que os seus bebés têm febre na mesma altura que os dentes estão a rasgar. Se está ou não relacionado, não sei, mas que têm febre têm, e cocós moles e birras também! Depende dos bebés, acho eu.

Mas também tenho lido muitas vezes que os dentes não dão febre, nem doem - ora isso não acredito, o rasgar da gengiva tem de doer e incomodar e por isso eles gostam tanto de roer nestas alturas, ou não?... o que será verdade?

Eu sou uma Amendoa disse...

Minha Cara Rita,
A minha mamy (que é enfermeira) diz que são raros os casos em que não há efeitos secundários durante o aparecimento dos dedos. A febre é muito frequente, tal como outites ou constipações. Por isso, os médicos bem podem dizer que teoricamente não deve haver relação nenhuma entre a febre e os dentes - mas que na prática já não é bem assim.
Por isso, descansa, que o que estás a passar é só o processo natural da coisa ;)
Kisses

Juanna disse...

A sabedoria popular diz que sim. A ciencia diz que nao. Eu ca digo que eh uma desculpa de mae porque nao sabemos explicar o quao chatos eles ficam.

Ufff tou cansada, sorry.

efilipe disse...

E hoje estava a ver a gengivita dele e está um ratinho a espreitar! Anda super teimoso! Rabujento, mas sem febre...

gralha disse...

Queres a minha teoria? Os dentes não provocam febre. O que podem provocar, ao nascer, é uma redução nas defesas naturais do organismo, que os deixa mais susceptíveis a apanhar outras coisas.

Sandra disse...

Rita, no caso do meu reguila houve foi o rabo muito assado (ficava bastante vermelho e sensível de repente!), carradas de baba e mais incrívelmente ainda: o nariz ranhoso!
Ele metia as mãos na boca ou todos os objectos que apanhava a jeito e lhe pareciam uteis para aliviar as comichões nas gengivas, e aquilo era uma mistura nojenta de baba e ranho (transparente, bastante líquido e rapido a descer pelo nariz abaixo!!), pela boca e mãos...
Enquanto alguns se queixavam das febres dos petizes eu só dava por estas coisas...