quinta-feira, 15 de abril de 2010

Estou em brasa

O pingente não come sopa. Ponto. Cerra a boca, ou cospe, ou mia, ou faz cara feia, ou finge que come e de seguida é vê-la escorrer pelo queixo. Já sei que posso tentar dar com a fruta misturada. O gajo não vai em cantigas. Posto isto, aceitam-se sugestões.

(ass: uma mãe preocupada)

15 comentários:

Mami disse...

Quem me dera puder ajudar pois sei bem o que estás a passar...A minha filha é a mesma coisa, o que me vale é que come a sopa bem nos avós mas cá em casa nem pensar e forçar também não gosto porque acho que depois é pior.
Vai tentando com calma.
Beijos

Niki disse...

eu usava maçã e batata doce na sopa, funcionava.... :)

MAC disse...

Bom, eu só posso falar do que resultou e não resultou com o meu bebé e os bebés são todos diferentes ;)

O meu também não gostava que lhe misturasse a fruta com a sopa, cuspia-me tudo e só gostava de duas sopas, o creme de cenoura e o de espinafres. Para as outras, começava por lhe dar uma colher de fruta e a segunda de sopa, e assim alternado, já as comia.

Boa sorte ;)

src disse...

experimenta pôr a sopa mais liquida e da-lhe pelo biberon. se ele comer é sinal q é só manhoso e está a testar a tua paciência, lol.
se não comer, tenta variar os legumes... a minha Maria, p ex, não gosta de alho francês nem de sopas ácidas...
se precisares de receitas manda-me um mail que eu envio-te.

bjs

diafeliz disse...

Acho que é de tentar a táctica da pessoa do último comentário. Por via destas confusões alguns Pediatras aconselham começar 1º com a sopinha.
Devido sobretudo aos problemas da obsidade não se deve dar sal, nem açucar ao bébé pelo menos até um ano de idade e na verdade isso não lhes faz falta. No entanto, acho eu, se a batata doce, em peq quantidade fôr solução, não vejo pq não tentar, só até ele se habituar. Por outro lado, a confecção da sopinha tb é um factor mt importante. As 1ªs não devem ter nenhuma acidez,e a textura tem de ser muito aveludada e meio pastosa mais para o líquido.A hora da sopinha ,para os mais manhosos tem de ser antecedida de um tempo mais prolongado para que ele sinta alguma fominha!Em cima de tudo isto, uma grande dose de paciência dos papás. Estes Nenucos tem de se lhe ensinar TUDO!

gralha disse...

Eu nunca fui nessa das misturadas, ca ganda nojo!
Acho que é uma questão de ir experimentando diferentes sabores e diferentes espessuras porque eles são sensíveis a isso. Nem creme de batata e abóbora marcha? Boa sorte, espero que seja uma fase passageira e breve!

Rita disse...

comecei com batata, cenoura e abobora. no 1º dia comeu tudo. no segundo e no terceiro ja nao. depois passei a juntar a isso o alho frances. desgraça total. agora amanha ataco com batata doce, cenoura, abobora e alface. rezem por mim, lol

Niki disse...

Parece nojento mas tanto a batata doce como a maçã dão um optimo sabor às sopinhas, eu provava sempre :)))

Flor disse...

Olá Rita,
Sou seguidora do teu blog já há bastante tempo, nunca comentei...Mas também tenho uma menina com 1 ano e ela sempre foi uma peste para comer...experimentei tudo! E obtive alguns resultados adicionando uma pedrinha de sal (muito pouco mesmo) e alho francês. Cada bébé é diferente do outro. Para perceberes a dimensão da coisa, a minha filha ainda hoje é complicada para comer...até videos de bonecos no youtube nos pomos a tocar para facilitar a tarefa.
Não desesperes dá tempo ao tempo..
Beijinhos e Boa sorte.
Alexandra

Sara disse...

Batata doce :)

Anónimo disse...

Em primeiro lugar não deixe transparecer ansiedade e mantenha-se calma. Vá sempre tentando, o que os bebés não gostam hoje, gostam amanhã, o principal é não desistir.

Vai ver que não tarda nada descobre qual é o ingrediente que ele não gosta, vá variando para poder ver a reacção dele aos diferentes sabores.

Beijinhos e boas sopinhas

Helena

Joao Manuel disse...

Vamos lá ver : Primeiro temos de pensar porque é que QUASE TODOS os adultos não gostam de sopa MAS ALGUNS ATÉ GOSTAM !!! ... e das "sopas da mamã" ... Penso que o segredo está no modo de confeccionar a sopa e no "dedo" que se tem para a cozinha ("a gift" como dizem os ingleses ...). Portanto invistam antes em que os pimpolhos quando crescerem "queiram as sopas feitas pela mamã ..." (eu por exemplo adorava - e adoro - "sopa de legumes passada" feita pela mamã ...)

diafeliz disse...

Alho francês? nesta idade não! Esse é dos últimos legumes a juntar, assim como o nabo e a couve lombarda . São lá mais para próximo dos 10 11 meses ,precisamente pq são ácidos e de sabôr mt forte. Alface, cenoura, abóbora,courgete, batata,agrião, espinafre. E deve ser introduzido 1 por semana. Este esquema até pode já não estar actualizado mas podes querer que é o mais inofensivo e resulta.Ah ! o azeitinho, tb não deve ser ácido e não se coloca no prato, mas sim nos últimos 2 ou 3 minutos de fervura.Mais uns pózinhos de persistencia,claro! Bjo

A mamã da Beatriz... disse...

Já te sugeriram a batata doce... Tenta não fazer grandes misturadas... Sal é de evitar, mas se te vires muito aflita mete florde sal (uma pitadinha)... Tens metido azeite no final? É ter kilos de paciência e continuar a insistir... A minha filha odiou alface e nas carnes (que ela ainda hoje com 2 anos e maio quase não come carne!peixe venha ele!) o borrego. Ah... a nossa pediatra sugeriu que não dessemos cenoura e abobora juntas por causa da betacarotina (2 cores laranjas). Eu colocava branco (batata ou courgette), um laranja e um verde e cebola.
Bjos

Ana disse...

Experimenta para além da batata doce como já referiram acrescenta coentros...a sopa fica muito mais saborosa sem recorreres ao sal. Ah e mtas doses de paciência...bjos