quarta-feira, 22 de julho de 2009

Mc Donalds

Ontem fui ao cinema ao final do dia com uma amiga. O batato foi ao jogo do Benfica com um amigo. Estreia da nova época. jolas, happy hour, e... ver o SLB perder... (ainda bem que não fui). Mas voltando ao início: saímos do cinema e resolvemos comer qualquer coisa rápida no Mc Donalds. Estamos na caixa à espera de sermos atendidas e inevitavelmente vamos observando o que se passa na cozinha. Demos por nós a observar uma das empregada que, sem luvas, ora mexia no pão dos hamburgueres, ora limpava a bancada, ora abria sacos de plástico com salada, ora embalava os hamburgueres. Aquilo estava a deixar-me a modos que perturbada. Quando paguei, perguntei ao rapaz de camisa branca (deve ser o gerente daquele restaurante) se seria normal a situação. Resposta dele: "sim, aqui não usamos luvas. temos que obrigatoriamente lavar as mãos a cada 30 minutos com um produto especial, apenas e somente".

Minha resposta: "ja pensaram o que as mãos podem fazer em 30 minutos? indo ao extremo: tirar macacos do nariz, coçar os tomates, arrancar borbulhas, tirar porcaria dos dentes, coçar os olhos..... chega?"

(ainda assim, aquela merda sabe-me sempre bem... vá-se lá saber!)

13 comentários:

Pink Panther disse...

Blharghhhh... agora deixaste-me um bocado a modos que enojada... e eu que tb até gosto daquela merda...

Mas olha, qd estava na faculdade tive um colega era dir financeiro da Mc Donalds e ele garantia que tudo era feito com a máxima qualidade e com a máxima higiene... mas, nunca espreitei a cozinha... blagrsfsfsfsffsf

Bjs

PINK

chocolanja disse...

Ai se you know who lê isto...;P Eu já aprendi que no McDonald`s é tudo perfeito, tu pelos vistos não!lol

downloader disse...

... lol ... :D Esse jovem de camisa branca, deve-se ter esquecido de indicar que as mãos são lavadas de 30 em 30 minutos ou sempre que necessário!! Portanto, se um funcionário coçar um olho, etc.. supostamente irá lavar as mãos de seguida, ou no mínimo, aplicar o gel desinfectante! (que é tão ou quase poderoso como uma lavagem de mãos)

Pedro M. disse...

O uso de luvas não é obrigatório. O que é obrigatório é lavar as mãos sempre que se muda de operação ou quando se desempenha a mesma durante um período de tempo mais prolongado. De resto, grande parte das pessoas que trabalham na indústria alimentar são uns javardos de merda. Não fico mais descansado por usarem luvas. Tanto mexem nos pêlos do rabo com luvas como sem. Tendo em conta que as mãos são higienizadas mais vezes que as luvas (como é óbvio), até acaba por ser, na maioria dos casos, preferível, que trabalhem sem elas. É uma falsa sensação de aumento de segurança para o cliente.

Rita disse...

lol, p mim as batatas do mc sao perfeitas e o double cheese, idem. mas isso n m impede d questionar estas coisas (e é obvio q em tudo qt é restaurante, s passam sp coisas inimagináveis nas cozinhas...). a S não vai levar a mal, ate pq ja tenho aqui respostas bem elucidativas e positivas :)))

Anónimo disse...

Rita,

Ia enviar-te um email a perguntar se tinhas estado no MacDonalds de Alvalade na terça feira pelas 20h, mais coisa menos coisa. É que acho que quando eu ía a sair, tu estavas a entrar com uma amiga. Reconheci-te pelas fotos ;)

Um beijinho

Kate

Rita disse...

kate, era mmo eu :))))) beijosss :)

m.vandaag disse...

Conheço uns dois casos de amigos que trabalharam 1/2meses no Mac mais ou menos e a opinião deles é que se lá ficam-se mais tempo, o mais certo é não voltarem lá a comer, isto 2 amigos que nem se conhecem, logo em sitios diferentes!
Nunca quis saber o que lá se passa, às vezes a ignorancia é bem melhor!
E tens razão aquilo sabe sempre bem=).

Beijocas*

Raul e Joel Carvalho disse...

Boa Noite,

Visualizei o seu blog e achei muito interessante e cativante…
Tenho um blog de crítica de vinhos, é sempre bom o seu site também ter este tema, fica mais polivalente, e gostaria de pedir se podia colocar o link do meu site que é muito visitado: http://do-nariz-a-boca.blogspot.com/ no seu blog…
Ficaria muito agradecido.
Se colocar, envie um email para este endereço: pirusas.carvalho@hotmail.com
Abraços

Anónimo disse...

O que as pessoas não se lembram é que também as luvas acumulam toneladas de bactérias. Por isso penso que o desinfectante é mesmo a melhor ideia, porque sempre as vai matando de 30 em 30 minutos.

Ou isso ou ir trocando de luvas descartáveis de hora a hora e isso seria um enorme desperdicio quer de dinheiro quer a nível de poluição ambiental.

Não trabalho para o Mc, sou apenas uma leitora anónima (sorry) que gosta de passar aqui.

Anónimo disse...

O Mac Donald´s de Alvalade vai fechar e abre dia 15 de Agosto. Snif snif!

Rita, da proxima vez vou apresento-me :)

E concordo contigo, aquela porcaria sabe sempre tão bem!

Beijinhos e bom descanso pelos Algarves!

Kate

Andorinha Voa Voa disse...

Olá Rita!

Tal como expliquei, o uso de luvas na McD restringe-se ao manuseamento de carnes congeladas, sendo substituídas após cada utilização para evitar contaminação cruzada.

Porque não se usam luvas? Porque está cientificamente comprovado que, a nível de qualidade e segurança alimentar, as luvas são uma maior fonte de contaminação pois criam uma ilusão de segurança e limpeza e aí, sim, os funcionários têm tendência em mexer e tocar em tudo com a mesma luva.

Daí que a McD tenha como regra alavagem e higienização de mãos pelo menos de 30 em 30 minutos. Digo pelo menos porque, como é óbvio, quando manipulas alimentos sentes uma necessidade mais frequente de lavá-las. Posso dizer isto com propriedade porque, como bem sabes, conheço bem as cozinhas e já tive a oportunidade de trabalhar numa.

No entanto, todas estas regras e procedimentos(certificadas pela APCER) podem ser constatadas pelos consumidores com uma visita à cozinha, já que a McDonald's promove o programa Cozinha Aberta 365. Podem ver mais informação em http://www.mcdonalds.pt/#/cozinha-aberta/.

Aproveito ainda para recomendar uma visita à área dos direitos dos consumidores McDonald's, onde podem ficar a saber mais:http://www.mcdonalds.pt/#/cozinha-aberta/

***SINHA

Anónimo disse...

eu trabalho no mc.. e ja trabalhei noutro restaurante qe assim a primeira vista parece "mt melhor" do qe a mc donalds pq servem comida de prato, tem as tais entradas, serviço a mesa, bla' bla' bla'... e fiqei um pouco atoa quando vi qe no tal restaurante nem sequer tinham o cuidado de verificar se os funcionarios tinham as maos lavadas, unhas cortadas, limpas, etc... ou seja.. nao vi la os minimos principiios basicos de higiene qe deveria haver num restaurante.
Na Mc donalds (Ja trabalhei em dois) pelo menos ha' o cuidado de haver uma folha para registar a lavagem das maos dos funcionários, de 30 em 30 minutos ou sempre qe necessario (ou seja sempre qe se troca de posto, mexe'se no lixo, coça'mos um olhinhoou o naris ou seja la oqe for) e a higienizaçao das maos qe eh feita de 15 em 15 minutos, ou sempre qe necessário tambem. Por isso.. antes de duvidarem do mc.. comecem a desconfiar dos otros restaurantes com "melhor aspecto".. esses por passarem mais despercebidos muitas vezes nao teem tanto cuidado...