quarta-feira, 24 de junho de 2009

A coscuvilhice faz muito bem à saúde

'A "coscuvilhice" faz bem à saúde. E ainda acusam os jornais de só dar notícias más. Esta é fantástica, e funciona como um bálsamo para todas as mulheres que gostam tanto de dar à língua à volta da mesa de café, ou não dispensam, por nada deste mundo, o telefonema diário com a irmã, em que passam em revista os principais acontecimentos do dia, tecem cumplicidades e, claro, cortam na casaca de quem estiver a «pedi-las».

Os autores desta revelação, que vai apagar a réstia de culpabilidade que continuava associada a estas conversas, são os cientistas da Universidade de Michigan. O estudo, divulgado pelo London Daily Mail, e que teve como cobaias 160 universitárias, declara que as conversas que reforçam a intimidade e estreitam as relações, são o melhor ansiolítico natural jamais inventado. Isto porque levam à produção de progesterona, uma hormona que reduz a angústia e o stress e tem o poder de deixar as mulheres mais felizes, com um sono melhor, ossos mais densos, para além de fisicamente muito mais saudáveis. Na prática, os cientistas dividiram estas raparigas em pares.

A umas era solicitado que fizessem uma à outra, perguntas pessoais, enquanto que se pedia aos outros que procedessem à revisão de um trabalho de botânica. Vinte minutos depois foram medidos os níveis de progresterona numas e noutras, para concluir que aquelas que se tinham entregue à «conversa fiada» tinham níveis mais elevados da hormona do bem-estar, enquanto que as pobres obrigadas a corrigir um texto académico tinham visto diminuir a presença deste químico no sangue. Se julga que estas conversas podem ser substituídas pela ingestão de umas pastilhas, engana-se. O equilíbrio perfeito só se consegue se nos envolvermos com os outros, ou se praticarmos gestos altruístas que nos aproxima dos outros.

Só essas ligações genuínas são todas-poderosas, quando se trata de encontrar o equilíbrio perfeito. Por isso não hesite. Pegue no telefone e marque já um almoço com as suas melhores amigas, ou faça uma pausa para ir cortar na casaca do chefe. Também resulta'. in DESTAK

1 comentário:

rosa xhoque disse...

Deixo aqui um apelo importante para todos:

http://rosa_xhoque.blogs.sapo.pt/20104.html