domingo, 15 de julho de 2007

E esta heim?

Saramago: Portugal deveria tornar-se uma província de Espanha

O prémio Nobel português José Saramago defende, numa entrevista publicada hoje no Diário de Notícias, que Portugal deveria tornar-se uma província de Espanha e integrar um país que passaria a chamar-se Ibéria para não ofender «os brios» dos portugueses.
O escritor, que reside há 14 anos na ilha espanhola de Lanzarote, considera que Portugal, «com 10 milhões de habitantes», teria «tudo a ganhar em desenvolvimento» se houvesse uma «integração territorial, administrativa e estrutural» com Espanha.
Portugal tornar-se ia assim, sugere o Nobel português, mais uma província de Espanha: «Já temos a Andaluzia, a Catalunha, o País Basco, a Galiza, Castilla La Mancha e tínhamos Portugal».
«Provavelmente (Espanha) teria de mudar de nome e passar a chamar-se Ibéria. Se Espanha ofende os nossos brios, era uma questão a negociar», disse o escritor, membro do Partido Comunista Português desde 1986.
Questionado sobre a possível reacção dos portugueses a esta proposta, Saramago disse acreditar que aceitariam a integração, desde que fosse explicada: «não é uma cedência nem acabar com um país, continuaria de outra maneira. (...) Não se deixaria de falar, de pensar e sentir em português». Na visão do escritor, Portugal não passaria a ser governado por Espanha, passaria a haver representantes de ambos os países num mesmo parlamento e, tal como acontece com as autonomias espanholas, Portugal teria também o seu próprio parlamento.
in Diário Digital

5 comentários:

Alf disse...

Eu proponho que se realize uma colecta e se pague aos espanhóis para ficaram com o esclerosado do Saramago e mais o seu Alzheimer.

Tenho dito.

Anónimo disse...

Isto está tão mal.Venham outros, que de certeza farão melhor e espanha seria escolha obvia ;)

BlueAngel disse...

Estou com o Saramago!!!

Feitiozinho disse...

Epah, garanto que se esses senhores do outro lado da fronteira decidirem "atacar" terras lusas serei daquelas q estará nas trincheiras pronta para apanhar o maior numero possivel desses animais... arg.... Portugal provincia de Espanha?! Era só o que faltava!!!!

Pelicano disse...

O Saramago foi provando, e continua a provar, que tem tanto de bom escritor como de parvo.