terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Homens e o futebol




Nos últimos tempos, tenho constatado que todo o homem que se preze joga futebol com os amigos, nem que seja uma vez por semana. Todos (ou quase todos) os meus amigos têm um dia que é sagrado e não há quem os demova. É ver-me falar com um deles e dizer "então, vamos jantar? ou ao cinema?" e a resposta é certinha "desde que não seja na quarta (ou outro dia estipulado), em que tenho jogo, pode ser!". Alguns recebem as convocatórias por mail, outros têm sites ou blogues onde estão assinalados os jogos e respectivos campeonatos. Acho que é de louvar e falo disto com uma pontinha de inveja. As mulheres quando se juntam, fazem o quê, para além de falarem mal dos outros? E depois, eles estão sempre em forma e nós é que nos queixamos das banhas e de não fazermos exercicio. Eles são inteligentes e aliam o exercício ao convivio com os amigos. Não há como negar. Acho lindo o ritual de verem os jogos do seu clube de eleição, como se de algo sagrado se tratasse. Ou as idas ao estádio. Tive tempos em que achava que era trocada pelo futebol mas depois assimilei que não se trata de troca. Apenas de algo que lhes dá um gozo absoluto. Tal como a nós, quando vamos às compras, por exemplo. E mais: confesso que me faz uma certa confusão quando me deparo com um homem que não gosta de futebol. É como a mulher que não gosta de fazer compras. Não me entra.

Admiro-vos meus amigos! Essa é que é essa!!

23 comentários:

Jordan disse...

Valente, se bem te lembras, iamos ter aulas de ténis mas dp as outras caramelas todas começaram a cortar-se!! A esta hora estavamos ainda mais em forma (se é que é possível!!)...
Tb tive a fase das aulas de salsa - mt boa por sinal - que risada, senhores!!
Temos de combinar uma actividade grupal qqr!! TEMOS!!

Gomezzz disse...

Eu já joguei aos Sábados...
No verão já joguei ás 10h da noite por causa do calor...


Agora vejo jogar porque a nivel de cansaço isto está complicado...

Mas gostava de voltar, digo-te...

River disse...

Claro que não há "troca", em todos nós há espaço para vários prazeres e amores. E nenhum substitui outro!
Eu gosto muito de futebol, e principalmente de ir ao estádio (de Alvalade).
Não acho estranho um homem não gostar de futebol. Pelo menos não acho menos 'macho'... É como eu gostar de beber cerveja pela garrafa, e isso não faz de mim menos feminina, seguramente! :)

Anónimo disse...

Hello! Finalmente alguém me percebe! Há algo melhor do que tentarmo-nos superar a nós próprios num treino (no meu caso de natação ou de bicicleta), ou aos nossos concorrentes numa prova?
È o máximo, só vos digo, dá cá uma adrenalina, nem vos conto!!
Beijinhos
Joana G

ines disse...

Desculpa mas não acho nada que seja estranho um homem não gostar de futebol é sim, um sinal de inteligência. Que gostem de jogar com os amigos acho fantástico, que percam horas a falar disso, a discutir jogadas, a ler jormais inteiros sobre o assunto e ver três mil debates e programas que avaliam as jogadas é deprimente e redutor! O mesmo se passa com uma mulher que perca as mesmas horas com o assunto das compras!

Anónimo disse...

Exactamente! Não se entende essa fobia aos homens que não gostam de futebol ou que simplesmente lhes passa ao lado como não se entende qual o problema de uma mulher não gostar tanto de ir ás compras! Trata-se de estilo não de consumo desenfreado. Capiche?!

YouWich disse...

Na mouche! Concordo com tudo! Homem que não goste de bola só pode ser bicha...

Jaime disse...

Depois deste post sinto-me (ainda) menos homem (não jogo futebol). Xadrez conta? :-)

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

Belita disse...

Ritinha deixa-me discordar contigo em alguns pontos:
1º homem que não gosta de futebol, pode gostar de pigue-ponge, eu conheço um! (E de facto também enjoa com a cena dos treinos, todas as segundas e todas as quartas)
2º As mulheres não se juntam só para falar mal dos outros.. ainda hoje li um texto (escrito por um homem, o que é ainda melhor) que dizia que o único defeito da mulher era ainda ter a ilusão de encontrar o homem ideal... de resto ela é perfeita...
3ºAcho que tudo tem que ter um meio termo... acho óptimo os homens terem assim um hobbbie com os amigos... agora levarem o dia a ver a Sport TV, irem ao Estádio à noite e ainda terem os treinos às quartas-feiras acho angustiante!!! Aí sim, me sentiria trocada...

Beijos miúda!

Kitty disse...

Faço minhas as palavras da belita!
Conheço imensos homens que gostam de futebol! Graças a Deus! E não são menos homens por isso.

Também discordo totalmente que as mulheres se juntem só para falar mal umas das outras. É nisto que as mulheres pecam. Estão sempre a subvalorizar-se.

Beijocas

Capitão-Mor disse...

Ora aqui está uma coisa que nehuma gaja me faz abdicar. Os jogos do Sporting em Alvalade! :)

Kitty disse...

Quando disse "que gostam de futebol" Queria dizer " Que não gostam de futebol"!

Miguel... disse...

Os homens tem sempre duas coisas sagradas... O carro e o clube de futebol... Não é que troquem ninguem por isso mas se podem perfeitamnte tar c alguem noutra altura para que faltar ao jogo?

Miguel... disse...

Os homens tem sempre duas coisas sagradas... O carro e o clube de futebol... Não é que troquem ninguem por isso mas se podem perfeitamnte tar c alguem noutra altura para que faltar ao jogo?

Pelicano disse...

Jogo à bola 2 vezes por semana e basket 1. Compreende-se... Estou a tirar uma pós-graduação e fico com menos tempo...

Carina disse...

Alguém que me compreenda...
Inveja.... é o que sinto....
E vou copiar a ideia e lançar tb um post.. pode ser que alguém tenha uma ideia milagrosa para lhes fazer frente..

mj disse...

Desculpem lá, mas essa ideia de que assistir a um jogo de futebol é uma coisa de gajos é totalmente redutora!! Quem como eu vai há anos assistir a jogos de futebol no estádio da Luz, sabe que hoje em dia há muito mais mulheres a irem ao futebol e para lá disso o que importa mesmo é gostar de ver o jogo! E como, em tudo o resto, há quem goste e quem não goste, independentemente de ser gajo ou gaja!
Enfim, ir ao futebol é como ir a assistir a um qualquer outro espectáculo, cinema, teatro, etc - e tal como é totalmente diferente ver cinema em casa ou ver teatro na televisão, o mesmo sucede com o futebol...não há como assistir a um jogo de futebol ao vivo!
E Ritinha, é perfeitamente possível um gajo gostar de um qualquer outro desporto, que não o futebol - se não gostar de nenhum mesmo é que já é mais estranho!

Pelicano disse...

É muito verdade... há cada vez mais mulheres na bola e até um cego se apercebe disso... basta estar no estádio da luz quando anunciam o Nuno Gomes.

Scr34m3r disse...

BTT \o/

André Bartolomeu disse...

Rita, eu não gosto de futebol. Nunca gostei e faço um esforço enorme para gostar. Mas não resulta. Isto resulta num problema complicado de socialização porque quando não se conhece bem uma pessoa é consensual falar-se um pouco de futebol. Na minha actividade profissional isso é crítico, porque temos que estar a falar com os clientes e temas relacionados com futebol são sempre bons quebra gelos... Durante parte da minha adolescência tentava imaginar um país no qual o desporto nacional fosse o ténis - esse belo desporto que eu adoro praticar e ver e que é muito mais interessante que o futebol... Já me obriguei a ler jornais desportivos, a ver jogos de futebol mas não dá... É uma seca descomunal. A única coisa que acompanho com interesse são os jogos da selecção...

De resto, também detesto ir às compras...

Céres disse...

Olá!
Também conheço alguns homens que para eles o dia de ir jogar futebol com os amigos é "sagrado".
Acho engraçado esta forma de convivio...

Beijinhos

PE disse...

Eu por acaso futebol passa-me um pouco ao lado! Sou do Benfica sim, mas não faço questão de deixar de fazer o que quer que seja para ficar a ver um jogo. Se puder ok, se não, temos pena, logo ouço na rádio ou saberei o resultado mais tarde.
Noto que com a idade (não sou velho, mas estou mais velho) isso se tem acentuado, porque antes era-me totalmente indiferente o futebol, agora, mesmo através da rádio, já dou por mim a ouvir o relato e a mandar vir com o rádio. Yeah, right...
Jogar é que não jogo, não sei, dou cacetada que até ferve, ams até gostava de jogar, mas... lesionam-se todos quando jogam comigo...

Fracos! (humpf)

João disse...

nao tou nada de acordo contigo,eu nao trocava um encontro por uma partida de futebol ,e adoro futebol