quinta-feira, 2 de fevereiro de 2006

Tão bom ser criança...










Hoje dei por mim a reviver e a sentir saudades dos meus 10/11/12 anos... a pequena Marta (prima do meu namorado) adora ler. Em conversa com ela, disse-lhe que tenho muitos livros que li quando tinha a sua idade. E no fim combinei com a Milú, mãe da pequena, emprestar-lhos todos. Revi-me na Marta, na loucura pela leitura. Lembrei-me de pedir à minha mãe as colecções de Enid Blyton do Colégio das 4 Torres e das Gémeas no Colégio de Sta Clara. Da mami ter comprado e me ir dando aos poucos porque a loucura era tal que lia uns atrás dos outros. Aquelas histórias faziam-me sonhar em frequentar um colégio interno. Em fazer piqueniques à meia-noite. Em dormir em camaratas. E estar sempre rodeada de amigas. Passava a vida a fantasiar. E queria ser como as alunas daqueles colégios.
Outros livros que faziam o meu delírio eram os da Alice Vieira. Foi também graças a ela que fiquei a ter como grande passatempo a leitura. A trilogia "Rosa minha irmã Rosa", "Lote 12, 2º frente" e "Chocolate à Chuva" fizeram as minhas delícias. Ainda hoje sei as histórias de cor... vivia os mesmos dilemas da pequena Mariana. Revia-me nas brincadeiras, preocupações e dúvidas.

Hoje fui entregar os livros à Milú. E só o seu cheiro, o ar de usados e as imagens das respectivas capas fizeram-me desejar voltar aos meus 12 anos. Sem grandes preocupações. A viver uma infância feliz. E a ler que nem uma louca. Bons tempos os de criança...

6 comentários:

a retratada disse...

Olhar para trás, remexer as memórias, e ser-se invadido pela nostalgia dos bons momentos passados... Tão bom!!!
Achei super engraçado este post, porque, também eu li essa trilogia, da minha irmã rosa... Que giro!
Beijinhos :D

Jordan disse...

Li estes livros todoooooooooooooooooos :)))
E amava! Delirava! Vibrava!!
Ai que saudadinhas :)))))

Maffa disse...

Eu fiquei míope de tanto ler... E sem dúvida que os livros da Alice vieira lia-os e relia-os, Outros que tb gostava era uns que se viajava no tempo e um dia no tempo passado era só um minuto na vida real.

Star * Dust disse...

Também li "rosa, minha irmã rosa" mas os meus preferidos eram os de "uma aventura...". Todas as semanas requisitava alguns na biblioteca municipal... devo ter lido todos os que existiam naquele espaço!

Jordan disse...

Ai eu tb lia esses!!
Havia um com uma capa verde e tudo!
Lembro-me de um na corte de D. Afonso Henriques e de outro na Peste Negra!!

psychic disse...

Acho que aqui todos lemos "A minha irmã rosa"... e tantos outros, ainda tenho maior parte em casa dos meus pais...
... as minhas memórias desses tempos são muito boas, é interessante ver como apenas falando de livros surgem tantas recordações da nossa vida!!